A empresa lusa EPAL tem um dos melhores sistemas de deteção de fugas de água em todo o mundo. A precisão do sistema coloca Lisboa entre as cidades mais eficientes do mundo.
A empresa portuguesa EPAL tem um dos melhores sistemas de deteção de fugas de água em todo o mundo. O recorde de apenas 8,7% em perdas de água no abastecimento da capital portuguesa, durante o ano de 2012, colocou Lisboa no ranking das cidades mais eficientes do planeta.
O Wone (Water Optimization for Network Efficiency) é o software responsável pelos bons resultados que o grupo tem vindo a registar. A tecnologia utiliza a telegestão para monitorizar a rede de distribuição de água, permitindo aos técnicos prever fugas no abastecimento antes de serem visíveis.
Segundo o site oficial da EPAL, este sistema “constitui uma ótima e vantajosa solução do ponto de vista económico e da sustentabilidade”, que permite à empresa “resolver e antecipar” os problemas de perda de água.
A deteção é feita mesmo ao nível das pequenas ruturas que dão origem a infiltrações de solo e que não são visíveis no exterior. A eficiência do Wone coloca Lisboa ao lado da cidade japonesa de Tóquio com um dos sistemas mais avançados para a solução destes problemas.
Londres, Barcelona e Nova Iorque, com 28%, 19% e 10% de eficiência, respetivamente, surgem atrás da capital portuguesa no que toca a esta matéria. Após atingir estes resultados, a empresa pretende exportar o software para outros operadores nacionais e estrangeiros de abastecimento de água.
O Wone vai ser comercializado no próximo mês de Setembro na Coreia do Sul e já foi revelado o interesse para a sua aquisição por parte do Brasil, Venezuela, Turquia e Geórgia.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]