Uma das músicas mais marcantes da década de 1980 comemora, esta quinta-feira, 28 anos de vida. "We are the World" juntou os 45 maiores nomes da música norte-americana numa iniciativa solidária de combate à fome em África.
Há 28 anos atrás, os 45 nomes mais sonantes da música norte-americana uniram-se para cantar um hino que se tornou intemporal. A música “We are the World” foi lançada a 7 de Março de 1985 para combater as crises humanitárias do continente africano.
O tema, composto pelo rei da pop Michael Jackson e pelo cantor Lionel Ritchie, juntou vários artistas norte-americanos com grande influência na indústria musical para fazer face à situação de pobreza e fome vivida entre 1983 e 1985, sobretudo na Etiópia .
Ray Charles, Tina Turner, Diana Ross, Bruce Sringsteen, Cindy Lauper e Bob Dylan foram alguns dos artistas que emprestaram a voz a este single solidário que contou também com a participação de coros e orquestras profissionais.
O álbum do grupo USA for Africa registou um número de vendas superior a 20 milhões de cópias, tendo atribuído integralmente todas as receitas geradas com o disco e com os concertos ao vivo a favor do povo africano.
A música, produzida por Quincy Jones, ficou registada no grupo restrito de 30 temas de todos os tempos a ultrapassar os 10 milhões de cópias vendidas, tendo liderado as tabelas musicais em vários países do mundo.
[Notícia sugerida por Diana Rodrigues]