Alunos da Universidade do Algarve criaram um sistema inteligente que ajuda a escolher a trajetória ideal da bola num jogo de snooker. O "PoolLiveAid" projeta na mesa a próxima jogada do utilizador, consoante a direção do taco.
Com o PoolLiveAid qualquer um pode concretizar o sonho de ser o “rei” do snooker. Alunos da Universidade do Algarve criaram um sistema inteligente que ajuda a escolher a trajetória ideal da bola num jogo de snooker ou de bilhar, conforme o posicionamento do taco. O projeto foi divulgado no Youtube e está a tornar-se viral.
O “PoolLiveAid” recorre a uma câmara fixa no teto da sala que reconhece os limites da mesa de bilhar, localiza a posição da bola e o ângulo do taco de snooker para projetar na mesa o resultado da jogada que o utilizador planeia fazer, consoante a direção do taco.
De forma a prever o movimento da bola, o sistema utiliza um processamento em tempo real que calcula e projeta a trajetória da bola na mesa, através de uma linha de luz azul.
Luís Sousa e Ricardo Alves, alunos de mestrado em Engenharia Elétrica e Eletrónica, estão ainda a desenvolver este protótipo mas já são populares nas redes sociais e no Youtube. Até ao momento, o vídeo de apresentação do “PoolLiveAid” foi visto mais de 700.000 vezes.
O programa pode funcionar com qualquer webcam que tenha uma resolução de alta definição, numa mesa de snooker comum, com um projetor que permita reajustar os cantos de projeção. Neste momento, os alunos estão a ser coordenados pelo professor João Rodrigues, do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve.
O “PoolLiveAid” poderá ser ideal para jogadores de snooker ou bilhar menos experientes uma vez que lhes indica quais as melhores jogadas da modalidade. Para que o sistema reconheça a trajetória futura da jogada, o utilizador apenas necessita de apontar o taco à bola, na direção desejada.
[Notícia sugerida por Elsa Martins e Maria Manuela Mendes]