Portugal conseguiu reduzir o défice da balança agroalimentar em 15% no ano passado, o que corresponde a 500 milhões de euros.
Portugal conseguiu reduzir o défice da balança agroalimentar em 15% no ano passado, ou seja 500 milhões de euros, graças à diminuição das importações e à subida das exportações.
Os dados do Ministério da Agricultura e do Mar indicam que, no ano passado, o défice agroalimentar diminuiu 15%, ou seja 500 milhões de euros, sobretudo devido a uma diminuição de 2% das importações e a um aumento de 8% das exportações.
Durante uma visita ao SISAB (Salão Internacional do Setor Alimentar e Bebidas), que decorreu no Pavilhão Atlântico, Assunção Cristas frisou que este é “um setor vivo, dinâmico e a crescer”, apontando o facto da oferta do SISAB, que conta com cerca de 550 empresas e 6.000 marcas nacionais, ter aumentado este ano em 50%.
15 milhões de euros para ajudar agricultores
Na ocasião, a Ministra da Agricultura confirmou ainda que os bancos vão abrir linhas de crédito de apoio com juros mais baixos para os agricultores afetados pelo temporal do mês de Janeiro.
O protocolo, que envolve oito bancos e é apoiado com fundos estatais e europeus, envolve cerca de 15 milhões de euros dos quais 75% serão a fundo perdido.
Portugal aposta no Brasil
Assunção Cristas afirmou ainda que o Governo está a trabalhar no sentido de ultrapassar barreiras que se colocam à exportação de alguns produtos, nomeadamente para o Brasil.
“Resolvemos dois problemas que estavam em cima da mesa, o do azeite e o vinho, vamos ver se conseguimos resolver o problema de alguns frutos que ainda têm dificuldades na exportação para o Brasil”, afirmou.
Comentários
comentários