A ISA, uma empresa de soluções de eficiência energética, integrou o código ColorADD nas embalagens dos seus dispositivos para que clientes daltónicos consigam interpretar as cores dos produtos.
A ISA, uma empresa de soluções de eficiência energética, integrou um sistema de código ColorADD nas embalagens dos seus produtos para facilitar o reconhecimento de cores por parte de clientes daltónicos. A ideia é inédita a nível mundial e pretende ajudar os portadores de daltonismo a identificar as cores dos aparelhos eletrónicos que a empresa comercializa.
O Cloogy, um produto tecnológico português que permite ao utilizador conhecer quais os seus consumos de eletricidade em casa ou no escritório, inclui um código monocromático na sua embalagem para que a pessoa daltónica reconheça os conceitos universais de interpretação de cores.
Nuno Martins, gestor de produto da empresa, explicou no site oficial da empresa que “a utilização do código ColorADD é um valor acrescentado para a ISA, uma vez que promove um projeto de inclusão reconhecido pelos diversos quadrantes da sociedade”.
A tecnológica portuguesa torna-se assim no primeiro grupo comercial a diferenciar a utilização deste sistema na área das tecnologias e a “eliminar barreiras e facilitar o acesso ao universo Cloogy à sociedade global”.
O ColorADD é um código monocromático inventado por Miguel Neiva, professor da Universidade do Minho, que consiste na associação de símbolos a cores para que as pessoas com daltonismo consigam fazer uma interpretação correta do sistema universal de cores.
[Notícia sugerida por Ana Oliveira]