O "Airwriting" é um sistema inovador de escrita tridimensional que vai permitir "escrever no ar". A invenção de dois alemães foi premiada no Google Faculty Research Award.
Um sistema futurístico de escrita tridimensional vai permitir “escrever no ar”. A invenção de um grupo de engenheiros informáticos alemães foi premiada pela Google pelo seu caráter inovador, que simplifica a introdução de textos em smartphones.
O sistema “Airwriting” consiste numa luva que permite ao utilizador escrever no vazio, associando os movimentos da mão às letras e palavras que pretende escrever. O sistema é regulado por sensores de aceleração e de rotação instalados numa bracelete, que reconhecem os movimentos e tornam possível esta funcionalidade.
Os engenheiros do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (ITK), na Alemanha, conquistaram o primeiro lugar do concurso Google Faculty Research Award e receberam um prémio de 61 mil euros.
Tanja Schulz e Christoph Amma, responsáveis pelo projeto, vão investir o dinheiro do prémio no “Airwriting” de forma a afinar o processo de escrita e a tornar a luva mais confortável para o utilizador.
No site oficial do ITK, Tanja Schulz considera a hipótese de “integrar o dispositivo numa pulseira que não constituísse obstáculo” ou mesmo de integrar os sensores no próprio smartphone.
A invenção promete revolucionar o atual sistema de escrita, simplificando-o e tornando a introdução de textos através de um teclado físico um processo “obsoleto”.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]