Arqueólogos peruanos encontraram um templo com cinco mil anos em El Paraíso, no Peru, que terá sido construído há cerca de 3.500 anos a.C..
Arqueólogos peruanos encontraram um templo com cinco mil anos no campo arqueológico de El Paraíso, no Peru. A estrutura retangular de pedras e areia escurecidas é parte de um antigo edifício da Era Pré-Cerâmica, entre 3.500 e 1.800 anos a.C.
Segundo dados da Lusa, El Paraíso é um dos maiores sítios arqueológicos existente no centro do Peru, situado em torno de Lima, capital do país. O vice-ministro da Cultura do Peru, Rafael Varo, explica que esta descoberta confirma que a região “foi um foco de atividade das civilizações do território andino, o que demonstra sua importância religiosa, económica e política”.
Entre as ruínas do templo foi encontrada uma lareira que os arqueólogos acreditam ter sido usada para queimar oferendas cerimoniais. Marco Guillen, líder da investigação, explicou à BBC News que “a principal característica da religião deste povo foi o uso do fogo, que queimava no centro do templo”, e que serviria para “permitir que os sacerdotes comunicassem com os seus deuses”.
O projeto arqueológico encontrou também provas de que esta civilização vivia da agricultura e da pesca para sustentar centenas de pessoas. Estima-se que a região de El Paraíso esconda ainda milhares de outras ruínas, que fazem do Peru um verdadeiro destino de “caça ao tesouro” para arqueólogos.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta, Elsa Martins e Carla Neves]