Foi em 2003 que a Sardinha se transformou, pela primeira vez, na imagem das Festas de Lisboa. Agora, um concurso público elege, desde 2011, dezenas de sardinhas desenhadas por portugueses (e estrangeiros) para darem cor à cidade na altura das festas.
Foi em 2003 que a Sardinha se transformou, pela primeira vez, na imagem das Festas de Lisboa. Agora, um concurso público elege, desde 2011, dezenas de sardinhas desenhadas por portugueses (e estrangeiros) para darem cor à cidade na altura das festas. O concurso deste ano já está a receber sardinhas.
Em 2011, a sardinha ganhou forma de concurso e estendeu-se a todos, sem exceção – artistas, profissionais ou amadores. Portugueses e estrangeiros de todas as idades aderiram em massa e deram largas à imaginação para criarem aquilo que é, mais do que uma tradição portuguesa, o ícone das Festas de Lisboa.
Em 2013, a Sardinha das Festas celebra o seu 10º aniversário pelo que a empresa municipal EGEAC vai premiar as 10 melhores Sardinhas votadas pelo júri com um prémio no valor de 1.000 euros (líquidos).
Desta vez, o concurso aceita mais formatos, do papel à fotografia, passando pelo 3D ou mesmo pelo vídeo: uma sardinha cabe em qualquer lado.
Este ano, o júri é composto por um representante da EGEAC, um representante da Silva Designers, Luís Alegre, diretor criativo da Ideias com Peso, Ana Bacalhau dos Deolinda, Pedro Pires, diretor criativo da Ivity. Os resultados da votação do Júri serão divulgados dia 21 de Março de 2013.
As candidaturas estão abertas até dia 19 de Fevereiro. O ano passado, 3.526 sardinhas foram a concurso, criadas por pessoas de todas as idades e vindas de 16 países diferentes.
Saiba mais AQUI.