O sul da Bacia Lusitânica portuguesa vai ser explorado para a prospeção de gás natural e de petróleo, nos próximos oito anos.
A zona sul da Bacia Lusitânica portuguesa vai ser explorado para a prospeção e pesquisa de gás natural e de petróleo. Ao longo dos próximos oito anos, a zona entre Lisboa e Setúbal vai ser estudada para se compreender qual o seu potencial de produção.
A Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) de Portugal atribuiu a responsabilidade do projeto à empresa canadiana Oracle Energy Corporation que, por um período de oito anos, vai explorar a área identificada como potencial centro de produção de petróleo e gás natural.
A exploradora do Canadá vai contar com o apoio da empresa norte-americana Mohave Oil and Gas Corporation, da Porto Energy (EUA, Texas), grupo que tem estado a explorar outras sete conceções na Bacia Lusitânica de Portugal.
Os trabalhos de perfuração na área revelaram a existência de dois sistemas petrolíferos e de três peças de exploração significativas para a iniciação do projeto. A prospeção da zona sul de Portugal vai cobrir cerca de 211,275 hectares, aproximadamente 855 quilómetros quadrados. O projeto de exploração vai estender-se até Janeiro de 2021.
Em comunicado no site oficial da exploradora canadina, a empresa revela que o interesse despertado por Portugal deve-se ao facto de ser “relativamente inexplorado” e por ter “excelentes condições fiscais e acesso fácil aos mercados europeus”.
O presidente da corporação, Nasim Tyab, afirma que “a Oracle está satisfeita por trabalhar com a DGEG nesta nova e excitante aventura” e admite que “nos últimos cincos anos foi renovado o interesse no petróleo e gás existentes em Portugal”.
Clique AQUI para aceder ao comunicado da Oracle (em inglês).
[Notícia sugerida por Pedro Sousa]