Aos 85 anos a escritora, ensaísta e investigadora Maria da Rocha Pereira foi distinguida pela Associação Portuguesa de Escritores (APEL) com o Prémio Vida Literária. O Prémio tem um valor de 25 mil euros e terá sido atribuido pela maioria do júri.
Aos 85 anos a escritora, ensaísta e investigadora Maria da Rocha Pereira foi distinguida pela Associação Portuguesa de Escritores com o Prémio Vida Literária. O Prémio tem um valor de 25 mil euros e terá sido atribuido pela maioria do júri.A distinção premeia a dedicação que tem dado à Literatura e Cultura Clássica e em especial o género ensaísta. Helena da Rocha Pereira, autora de uma bibliografia com mais de um milhar de obras publicadas entre livros, críticas e traduções do grego e do latim, mostrou-se surpreendida mas feliz com a atribuição do Prémio.
Nascida na cidade do Porto em 1925, estudou em Coimbra e na Inglaterra. Foi a primeira mulher portuguesa com Doutoramento e possui um currículo vastíssimo.
Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen e David Mourão-Ferreira são alguns dos poetas que têm sido estudados por Maria Helena da Rocha Pereira.
José Saramago, Miguel Torga ou Mário Cesariny foram algumas das personalidades já distinguidas com o mesmo prémio.