Entre 4 de Fevereiro e 3 de Março vai possível visitar a 15ª Exposição de Lenços de Namorados, organizada pela "A Arte da Terra", que estará patente na Rua Augusto Rosa, em Lisboa.
Entre 4 de Fevereiro e 3 de Março vai possível visitar a 15ª Exposição de Lenços de Namorados, organizada pela “A Arte da Terra”, que estará patente na Rua Augusto Rosa, em Lisboa, e recheada de quadras ou poemas de amor que são de ontem e de hoje e que se constituem como um símbolo incontornável da cultura portuguesa.
Os lenços de namorados surgiram nos salões senhoris dos séculos XVII e XVIII, onde as jovens “educadas e prendadas bordavam os seus sentimentos, com talento e rigor, para encantar os jovens amados a quem se destinavam”, explicam os mentores desta mostra em comunicado.
Marca tradicional portuguesa, em particular da região do Minho, os lenços de namorados inspiraram até, nos últimos anos, diversos estilistas portugueses. Nas exposições anteriores, a mostra da “A Arte da Terra” contou, inclusive, com trabalhos de Nuno Gama e Anabela Baldaque. Em 2013, Nuno Baltazar e Nuno Faísca são os estilistas convidados para marcar presença na exposição com a sua própria abordagem ao tema.
A exposição “Amores, desamores e outras dores” vai apresentar ao público dezenas de lenços, “autênticas obras de arte de bem bordar”, e também peças de cerâmica inspiradas nos lenços de namorados.
A mostra pode ser visitada, no espaço de artesanato “A Arte da Terra” todos os dias, entre as 11.00h e as 20.00h, na Rua Augusto Rosa, nº 40, junto à Sé de Lisboa.