O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM II), em Lisboa, associou-se à Comunidade Vida e Paz para o desenvolvimento de uma iniciativa que vai oferecer bilhetes gratuitos em trocas de bens alimentares.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM II), em Lisboa, associou-se à Comunidade Vida e Paz para o desenvolvimento de uma iniciativa que vai oferecer bilhetes gratuitos em trocas de bens alimentares. A ação “Teatro por Alimentos” vai decorrer nos dias 26 e 27 de Janeiro, sábado e domingo, no âmbito da apresentação do espetáculo “Condomínio da Rua” na Sala Garrett.
Nestes dois dias, explica o Teatro em comunicado, os espetadores poderão entregar uma embalagem de manteiga, marmelada, compota, atum ou salsichas – os alimentos mais solicitados por aquela instituição de solidariedade social.
Em troca receberão um bilhete (por embalagem) para assistir ao “Condomínio da Rua”, um espetáculo sobre a complexidade da exclusão social e da pobreza, com encenação de João Mota. No máximo, cada pessoa poderá receber quatro bilhetes.
A troca de bilhetes vai realizar-se junto à bilheteira do TNDM II nos dias 26 e 27 de Janeiro a partir das 14.00h, sendo que a entrada estará sujeita à lotação da sala. Os alimentos recolhidos vão, posteriormente, integrar as ceias distribuídas aos mais carenciados pelos voluntários da instituição.
Ainda no decorrer desta iniciativa, o TDNM II vai exibir, no dia 26 de Janeiro, às 16h, com entrada livre, o documentário “Ruas da Amargura”, de Rui Simões, que olha para a vida de homens e mulheres, de todas as idades, com carências afetivas, financeiras, problemas mentais, alcoolismo, toxicodependência ou que simplesmente chegaram a Portugal em busca de uma vida melhor.
Constituída por cerca de seis centenas de voluntários, a Comunidade Vida e Paz pretende ir ao encontro e acolher pessoas sem-abrigo, ou em situação de vulnerabilidade social, ajudando-as a recuperar a sua dignidade e a (re)construir o seu projeto de vida, através de uma ação integrada de prevenção, reabilitação e reinserção.