A Quercus vai reflorestar, este sábado, uma área na região do Vale do Porto, em Fátima. Em parceria com a Yves Rocher Portugal, a associação vai promover uma ação de plantação de espécies autóctones num terreno com cerca de 9.000 metros quadrados.
A Quercus vai recuperar, este sábado, uma área na região do Vale do Porto, em Fátima. Em parceria com a Yves Rocher Portugal, a associação vai promover uma ação de plantação de espécies autóctones num terreno com cerca de 9.000 metros quadrados cedido pela autarquia de Ourém.
Em comunicado, a Quercus explica que a área que será sujeita a intervenção corresponde a uma antiga entulheira que vai ser recuperada através da instalação de cerca de 1.500 plantas pertencentes a 18 espécies, nomeadamente medronheiro, carvalho-português e outras espécies da flora local.
A iniciativa é mais uma das que se inserem na colaboração entre a Yves Rocher Portugal e a Quercus que, entre 2010 e 2014, acordaram a recuperação do coberto vegetal autóctone em diversos locais do país através da plantação de 165.000 árvores e arbustos autóctones.
Esta plantação está a ser levada a cabo sobretudo em áreas protegidas e sítios da Rede Natura 2000 no âmbito do projeto “Plantemos para o Planeta” desenvolvido pela Fundação Yves Rocher – Institut de France, que assenta na plantação de 50 milhões de árvores em todo o mundo até 2015.
Além disso, a ação insere-se também no projeto “Criar Bosques”, da Quercus, que tem por objetivo criar e cuidar de bosques de espécies autóctones – isto é, árvores e arbustos da flora portuguesa – tendo em consideração a diversificação biológica, a conservação dos solos e o papel de regularização do ciclo hidrológico.
[Notícia sugerida por Patrícia Caixeirinho]