Permanecer mais três horas por dia de pé do que é habitual faz com que se gaste mais 114 calorias diárias e pode fazer com que se perca 3.6kg de gordura por ano, garante o investigador John Buckley, da Universidade de Chester, citado pela BBC.
O investigador do Departamento de Ciências Clínicas e Nutrição da Universidade explica, em entrevista à BBC, que passar menos horas sentado, por exemplo no trabalho, não só ajuda a “combater a obesidade” como também melhora a circulação”.
Para fazer com que as empresas, os escritórios e mesmo as casas das pessoas combatam a vida sedentária, John Buckley propõe soluções simples, como colocar as secretárias a um nível mais alto. “Usar uma escrivaninha em pé pode fazer diferença na sua saúde”, defende.
O especialista avisa, por fim, que o ser humano não foi “desenhado” para estar tantas horas sentado e que esta vida sedentária prejudica gravemente o metabolismo.
Segundo Buckley, este estilo de vida causa tantas mortes, no mundo, como o tabagismo (clique na imagem acima para conhecer todos os riscos associados a uma vida sedentária). Um facto confirmado recentemente, num estudo australiano, que apontou um risco de morte 40% superior nos participantes que passavam demasiadas horas sentados.