Mark Zuckerberg, presidente-executivo e co-fundador do Facebook, acaba de anunciar uma doação de 500 milhões de dólares (cerca de 377,5 milhões de euros) em ações da sua empresa a uma instituição de cariedade de Silicon Valley.
Mark Zuckerberg, presidente-executivo e co-fundador do Facebook, acaba de anunciar uma doação de 500 milhões de dólares (cerca de 377,5 milhões de euros) em ações da sua empresa a uma instituição de cariedade de Silicon Valley, no sudoeste dos EUA.
De acordo com a AFP, Zuckerberg e a esposa, Priscilla, entregaram 18 milhões de ações à Fundação Comunitária de Silicon Valley, uma fundação que trabalha nos condados californianos de San Mateo e Santa Clara e se foca, em particular, na saúde e na educação, com a missão de “resolver os problemas mais difíceis, melhorar a qualidade de vida e promover a maior participação dos cidadãos em toda a região.
“Há dois anos atrás, a Priscilla e eu assinámos o 'The Giving Pledge' [em português, o “Compromisso de Doar”, uma ideia original de Bill Gates, magnata da Microsoft, e de Warren Buffett, que quiseram convencer as pessoas mais ricas dos EUA a doar 50% ou mais da fortuna a causas solidárias], comprometendo-nos a doar a maioria do dinheiro que ganhámos a instituições de caridade”, explicou Zuckerberg.
“Com o fim de estabelecer as bases para novos projetos, fizemos uma doação de 18 milhões de ações à Fundação Comunitária Silicon Valley”, anunciou o multimilionário na sua própria página do Facebook.
Mark Zuckerberg é um dos mais de doze multimilionários que assinaram o compromisso para doar a maior parcela da sua fortuna. Recorde-se que o primeiro grande projeto do jovem empresário foi a doação de 100 milhões de dólares com o objetivo de remodelar um agrupamento escolar problemático em Newark, no estado de New Jersey.
Ao meio-dia desta quarta-feira, as ações do Facebook eram negociadas a 27,76 dólares na bolsa de valores eletrónica NASDAQ, que engloba ações de empresas de áreas relacionadas com a alta tecnologia (como a informática ou as telecomunicações).
[Notícia sugerida por Elsa Martins]