O novo portal Compra Solidária, lançado em Novembro, reúne num só lugar todos os produtos que, ao serem adquiridos, revertem para boas causas.
Foi criado para se manter ao longo do ano inteiro, mas pode ser especialmente útil numa altura em que a época natalícia se aproxima. O novo portal Compra Solidária, lançado em Novembro, reúne num só lugar todos os produtos que, ao serem adquiridos, revertem para boas causas.
O projeto, da responsabilidade de Joana Lobo, partiu da constatação de que, no panorama atual, é cada vez maior o número de pessoas que necessitam de recorrer a instituições de solidariedade e que estas, por outro lado, já não estão a conseguir dar resposta às suas necessidades.
“Este portal surge para tentar contribuir para minimizar o problema e conseguir angariar mais meios para as causas, ao mesmo tempo que a economia avança e as pessoas consomem”, explica um comunicado enviado ao Boas Notícias.
Atualmente existem centenas de produtos solidários em Portugal, mas estão dispersos em inúmeros sites e são muitas vezes vendidos por associações pouco conhecidas. “Acreditamos que, ao simplificar o processo, estimulamos a ação de optar por comprar produtos solidários, com informação organizada, categorizada, à distância de um clique”, acrescenta a mesma nota.
O Compra Solidária vem, assim, colmatar a inexistência “de um local online que os reunisse a todos”, de uma “plataforma que fizesse a divulgação dos mesmos ao longo de todo o ano e apenas numa época específica”.
Portal também divulga eventos com fins solidários
Nesta primeira fase, o projeto funciona apenas como um catálogo global da oferta, em que se “redireciona” o visitante, na página de cada produto, para a compra no site do promotor ou instituição. O utilizador pode pesquisar por critérios como preço ou categoria de produtos, mas também por produtos e instituições específicas. Além disso, sabe exactamente quanto e para que causa está a doar.
Futuramente, o objetivo é “implementar a compra dos produtos online diretamente a partir do próprio site”, sendo que “100% do valor continuará a reverter para a causa da forma que reverteria já se fosse comprado diretamente ao promotor ou instituição”. O site funcionará assim, sempre, como “uma plataforma centralizada que facilita o processo tanto para o consumidor, como para a causa ajudada”.
O site conta ainda com uma secção para a divulgação de eventos cujas receitas revertem de alguma forma para boas causas, quer sejam mercados, feiras de natal ou concertos. Após a época natalícia, o Compra Solidária continuará online para divulgar em permanência todos os produtos solidários.
Clique AQUI para visitar o portal Compra Solidária.