Trata-se de um aparelho desenvolvido pelo grupo suíço Meeco, o Sun2flow, instalado na zona pela Meeco América Latina, que se baseia num sistema solar de bombeamento da água para limpar a água contaminada e torná-la própria para consumo.
Segundo o site da Meeco, este mecanismo, equipado com módulos policristalinos (fotovoltaicos) e uma bomba submersível centrífuga, consegue produzir cerca de 25 mil litros de água potável por dia em tempo real.
Para transformar a água contaminada em água potável, o sistema tem incorporada uma tecnologia de ventilação de ponta que usa uma solução que mistura oxigénio na água, evitando que esta estagne.
Numa nota publicada no site do grupo suíço, Oliver Jann, presidente da Meeco América Latina, realça que esta “solução de energia renovável não só gere a necessidade (de água potável), mas também contribui para melhorar diretamente o estilo de vida das áreas sem acesso a eletricidade, reduzindo as doenças”.
Além de purificar a água, tornando possível e seguro o seu consumo, o Sun2flow dispõe também de um sistema de recolha e gestão de água potável que permite uma utilização mais eficiente.