O preço das tiras de controlo de glicemia para diabéticos foi reduzido em 10%, conforme portaria publicada esta semana em Diário da República. Fica assim definido também que os produtos com preço antigo só podem ser colocados nos armazenistas e distr
O preço das tiras de controlo de glicemia para diabéticos foi reduzido em 10%, conforme portaria publicada esta semana em Diário da República. Fica assim definido também que os produtos com preço antigo só podem ser colocados nos armazenistas e distribuidores farmacêuticos até 31 de Julho e nas farmácias até 31 de agosto.
A portaria define que as embalagens fabricadas a partir de quinta feira, data da entrada em vigor da portaria, devem ser remarcadas com os novos preços, através da sobreposição de uma etiqueta à original.
A redução de 10 por cento do preço destas tiras de controlo de glicemia foi uma das medidas apresentadas pelo Ministério da Saúde para uma gestão mais eficiente do Serviço Nacional de Saúde, conforme noticia a Lusa.
Segundo o Ministério, a redução que esta portaria vem introduzir permitirá uma poupança de cinco milhões de euros num ano.
A comparticipação do Estado na compra das tiras-teste de glicemia, corresponde a 85% do preço máximo de venda ao público.
Na compra de agulhas, seringas e lancetas para pessoas com diabetes, a comparticipação será de 100 por cento do preço máximo estabelecido.