Uma equipa de cientistas do Rice's Laboratory for Nanophotonics (LANP), nos EUA, inventou um método de aquecimento solar que produz vapor em nanopartículas, permitindo a extração de vapor a partir de água gelada.
Uma equipa de cientistas do Rice's Laboratory for Nanophotonics (LANP), nos EUA, criou um método de aquecimento da água baseado em nanopartículas termosolares que gera vapor de forma instantânea, mesmo a partir de água gelada. Os resultados do estudo foram publicados, no mês de Novembro, na revista ACS Nano.
A eficiência do coletor termossolar deve-se às nanopartículas fotossensíveis, que convertem a luz do Sol em calor transformando instantaneamente água em vapor sem precisar de aquecer a água até ao ponto de ebulição.
Esta inovação é importante uma vez que cerca de 90% da eletricidade mundial é produzida por vapor, seja ele criado pela queima de carvão ou por um reator nuclear.
Naomi Halas, a responsável pelo projeto, explicou à revista online ACS Nano que aquecendo a água “de uma maneira radicalmente diferente”, é possível produzir eletricidade e, também, aplicar este novo processo a outros campos, como a purificação da água e o saneamento.
Esta tecnologia, que foi premiada em Maio deste ano pelo Departamento de Defesa norte-americano, apresenta uma eficácia ao nível da geração de energia na ordem dos 24%, ao passo que métodos solares tradicionais apresentam uma eficácia de apenas 15%. O processo é tão eficaz que permite gerar vapor a partir de água quase congelada.
Para já, a coordenadora deste projeto está a desenvolver um sistema de saneamento de pequena escala com vista a ser aplicado em locais sem esgotos ou geradores. Os cientistas estão ainda a estudar novas formas de destilação de água com recurso a este novo sistema.
Clique AQUI para aceder ao estudo (em inglês).
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]