O projeto "Infotecas FNAC/AMI contra a infoexclusão" chega, esta terça-feira, ao Centro Porta Amiga de Almada, e vai oferecer um espaço de formação com nove computadores ligados à Internet, bem como todo o material informático necessário.
O projeto “Infotecas FNAC/AMI contra a infoexclusão” chega, esta terça-feira, ao Centro Porta Amiga de Almada. A iniciativa vai oferecer à comunidade local cursos gratuitos sobre Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), um espaço de formação com nove computadores ligados à Internet, bem como todo o material informático necessário.
Este projeto foi lançado em 2007 pela FNAC, no âmbito da sua política de responsabilidade social, com o objetivo de combater os elevados níveis de iliteracia digital da sociedade portuguesa e de permitir às pessoas mais carenciadas, uma maior participação na sociedade de informação e do conhecimento.
Depois de Vila Nova de Gaia, Cascais, Porto e Funchal, a Infoteca chega a Almada para um primeiro semestre de formação, que vai decorrer entre Dezembro e Maio, e no qual um grupo de oito adultos desempregados – com idade entre os 21 e os 59 anos – vai ter direito a um curso gratuito de iniciação às TIC.
Durante os períodos da manhã, os utilizadores, que tanto podem ser crianças, adultos ou seniores, têm acesso livre à Infoteca e ao seu equipamento e, da parte da tarde, o espaço estará reservado às referidas aulas.
“A implementação deste projeto em vários pontos do país tem como missão gerar novas oportunidades e permitir que as TIC sejam não um factor de exclusão mas, pelo contrário, de inclusão, através da democratização do seu uso”, defende Cláudia Almeida e Silva, diretora-geral da FNAC.
Já para Fernando Nobre, presidente da AMI, o projeto Infotecas ajuda a “capacitar” as pessoas apoiadas pela instituição, “formando, melhorando competências e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a autoestima e confiança de quem dele usufrui”.
Este projecto é uma iniciativa da FNAC e da AMI em parceria com a Microsoft, a IBM e a Galileu, enquanto parceira para a formação em TIC. A primeira Infoteca FNAC/AMI foi inaugurada em Gaia, em 2007, seguindo-se a de Cascais em 2008, a do Porto em 2009 e a do Funchal, em 2010.
[Notícia sugerida por David Ferreira]