CrowdProcess, Hole 19 e Qamine são as três start-ups portuguesas escolhidas para receber capital do maior fundo de investimento de seed capital da Europa, o Seedcamp. Desta forma, estes projetos juntam-se à Simpletax, que foi escolhida em Setembro de
Três start-ups portuguesas foram escolhidas para receber capital do maior fundo de investimento de “seed capital” da Europa, o Seedcamp. As jovens empresas CrowdProcess, Hole 19 e Qamine juntam-se, assim, à Simpletax, que já tinha sido escolhida em Setembro de 2011.
A escolha destes projetos para aderirem ao fundo europeu de investimento aconteceu no âmbito do evento Seedcamp Lisboa, que ocorreu entre 13 e 15 de Novembro e onde foram apresentadas dez iniciativas empreendedoras nacionais.
A CrowdProcess é uma plataforma que se socorre da capacidade dos computadores, atraves dos browsers, para criar uma espécie de supercomputador que processa tarefas a uma velocidade elevada.
Já a Hole 19, oferece uma gama de serviços para os amantes do golfe. Disponibilizando um conjunto de artigos móveis e online próprios para este desporto, a empresa permite aos praticantes ter acesso a análises de performances, estabelecer contactos com instrutores e realizar cursos, adaptados às características de cada jogador.
Por fim, a Qamine coloca no mercado um software de teste, que se traduz em serviços de ajuda aos programadores, permitindo a rastreamento de erros e “bugs” que se repetem ao longo do código de programação. A grande vantagem deste produto é que esta plataforma pode ser usada por todo o tipo de linguagens e ainda sugere de forma automática a correção do erro detetado.
Embora com objetivos diferentes entre si, todas as start-ups têm um ponto em comum: o uso da tecnologia para interagir com o consumidor e apresentar o produto ou serviço que colocam à sua disposição.
De destacar que, desde o surgimento da Seedcamp, em 2007, já foram lançadas mais de 80 start-ups a nível europeu.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]