Os sabonetes de leite de burra da marca portuguesa Tomelo mereceram, recentemente, o destaque do jornal Financial Times.
Os sabonetes de leite de burra da marca portuguesa Tomelo mereceram, recentemente, o destaque do jornal Financial Times. Um artigo publicado em Setembro conta a história da empresa, baseada no sucesso da sua ampla gama de produtos que tem vindo a expandir-se progressivamente e na sua “consciência ecológica”, e recomenda os seus produtos.
O artigo, da autoria de David Kaufman, salienta o caráter inovador destes sabonetes portugueses “feitos com um ingrediente mágico e surpreendente”: o leite das burras. Embora admita que, depois de se ter apaixonado pelos pequenos sabonetes artesanais do Porto, a ideia de um sabonete com tão “intrigante” componente o deixou desconfiado, Kaufman confessa que uma visita à loja da marca na cidade Invicta foi suficiente para ficar seduzido.
Na companhia de Jorge Lira, “arquiteto de formação e empresário de sabonetes por paixão” responsável pela Tomelo, o autor do artigo teve a oportunidade de conhecer o espaço e os seus produtos, nascidos de um desejo “de explorar o leite de burra como uma forma de aumentar a reprodução destes animais e de dar ao seu leite – rico mas pouco consumido – um destino viável”.
Assim, o empresário esperava contribuir para evitar que estas “criaturas encantadoras”, que em tempos foram cruciais para a vida rural portuguesa, acabem por desaparecer. “Apesar de tudo, a ideia não era nova, já que o leite de burra foi transformado em sabonete desde o tempo de Cleópatra, que, reza a lenda, se banhava diariamente naquele líquido”, escreve Kaufman.
Tomelo destaca-se pelo “conceito refinado”
Porém, salienta, a Tomelo tem-se destacado devido ao “conceito refinado”, que passou pelo aperfeiçoamento dos produtos básicos através da adição de ervas locais, frutos secos, azeite e mel para criar soluções hidratantes e únicas para o rosto e o corpo.
O autor sublinha ainda que, até ao momento, todos os produtos são feitos na casa de um amigo de Jorge Lira “com ingredientes puramente portugueses” mas que, com a aumenta da procura, o empresário espera começar a produzi-los numa unidade de fabrico cujo desenvolvimento que já está a ser planeado.
Entre os destaques de Kaufman estão os pequenos e coloridos sabonetes resultantes da infusão do leite de burra com lavanda ou verbena e embalados em caixas “de estilo retro”, bem como os leites corporais e de mãos e “um creme anti-rugas particularmente potente”. E, apesar de, para os comprar, ser preciso fazer “um desvio de cerca de 15 minutos até aos arredores da cidade”, o prémio à chegada é compensador.
Quer “para uso pessoal, quer para ser oferecido como um presente elegante, os sabonetes de leite de burra da Tomelo são decididamente uma opção incomum para os pequenos momentos de prazer do quotidiano”, conclui.
Clique AQUI para aceder ao artigo publicado no Financial Times (em inglês).
[Notícia sugerida por Vera Silva]
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