Em comunicado, o presidente da Comissão Europeia (CE), Durão Barroso, explica que “ a CE aceitou hoje [quarta-feira] formalmente a verba do Prémio Nobel da Paz em nome da UE” e defende que esta verba “deve beneficiar a primeira esperança para o futuro, mas também as primeiras vítimas dos conflitos atuais e do passado: as crianças”.
Recorde-se que o Prémio Nobel da Paz 2012 foi atribuído à UE a 12 de Outubro pelo seu contributo para a paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos.
A UE aproveitou o anúncio para lançar também um concurso de escrita e desenho, destinado a jovens dos 8 aos 24 anos, para escolher quatro vencedores que estarão presentes na cerimónia de entrega dos prémios Nobel, em Oslo, a 10 de Dezembro..
Para se habilitarem a ganhar este prémio, os candidatos têm de responder a uma pergunta: “Paz, Europa, Futuro: O que a Paz na Europa significa para ti?. Os candidatos com idades compreendidas entre os 8 e 12 anos têm de dar a sua resposta através de um desenho, ao passo que os jovens dos 13 aos 24 anos devem escrever um texto, com 120 carateres no máximo.
O concurso está aberto até dia 25 de Novembro e o European Youth Forum vai pré-selecionar os 16 melhores concorrentes de cada grupo etário dos 8-12 anos, 13-17 anos e 18-24 anos.
Posteriormente um júri vai selecionar os três vencedores, um por cada grupo etário, sendo o quarto vencedor, do grupo dos 18-24 anos, escolhido pelo público numa votação online na página oficial do Facebook do European Youth Forum.
Clique AQUI para aceder ao comunicado e AQUI para aceder à página do facebook do European Youth Forum.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]