A Unidade de Pneumologia do hospitalcuf descobertas, no Parque das Nações, Lisboa, vai promover um rastreio respiratório gratuito, no dia 16 de Novembro, no átrio da unidade hospitalar.
A Unidade de Pneumologia do hospitalcuf descobertas, no Parque das Nações, Lisboa, vai promover um rastreio respiratório gratuito, no dia 16 de Novembro, entre as 09h e as 18h, no átrio da unidade hospitalar, para assinalar o Dia do Não Fumador e o Dia Mundial da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).“Se se sente cansado, tem dificuldade em respirar, tem queixas respiratórias e é ou já foi fumador deve vir fazer o rastreio de despiste de doenças respiratórias graves como é o caso da doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC)”, alerta em comunicado Cecília Nunes, pneumologista da Unidade de Pneumologia do hospitalcuf descobertas.
“Estima-se que apenas 20 por cento dos doentes com DPOC, em Portugal, estão diagnosticados e tratados, pelo que esta iniciativa pretende ser uma chamada de atenção para a necessidade do diagnóstico precoce e da prevenção, através da espirometria e das consultas de cessação tabágica”, acrescenta a especialista.
As estatísticas mundiais revelam uma prevalência de 14,2 por cento de doentes com a DPOC, sendo que apenas 6,8 por cento têm a doença diagnosticada. Em Portugal, serão cerca de 668 mil as pessoas que desconhecem padecer da doença.
A DPOC é uma doença respiratória que interfere com a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo e o tabaco é a causa mais frequente. Os sintomas mais comuns são a tosse com expetoração e dispneia (cansaço) em pessoas com mais de 40 anos, fumadores ou expostos a fumos ou poeiras lesivas do aparelho respiratório.
Para mais informações consulte: www.hospitalcufdescobertas.pt