A apanha do cogumelo é uma atividade cada vez mais comum em algumas regiões de Portugal onde este delicioso fungo abunda, sobretudo no Outono. Para ajudar a conhecer melhor os cogumelos do nosso país, está a ser desenvolvida uma aplicação para iPhone
A apanha do cogumelo é uma atividade cada vez mais comum em algumas regiões de Portugal onde este delicioso fungo abunda, sobretudo no Outono. Para ajudar a conhecer melhor os cogumelos do nosso país, a Associação Micológica “A Pantorra” está a desenvolver uma aplicação para iPhone com um guia dos cogumelos do nordeste do país.
A aplicação – que poderá ajudar, por exemplo, a distinguir cogumelos comestíveis daqueles que são venenosos, um erro bastante comum que pode mesmo causar a morte – está a ser desenvolvida em parceria com Álvaro Monteiro, engenheiro informático.
“Esta aplicação apresenta, de forma concisa e rápida, informações básicas sobre 34 espécies de cogumelos da região que são necessárias para a apanha de cogumelos e que ajudam as pessoas a distinguir os cogumelos comestíveis dos venenosos”, explica ao Boas Notícias, Álvaro Monteiro.
Com recurso a iconografias, fotos fornecidas pelos associados da organização, e uma descrição textual produzida pela comissão científica de “A Pantorra”, a aplicação ajuda os amantes de cogumelos a conhecerem e a identificarem facilmente as 34 espécies catalogadas, até ao momento, e que constam da lista da aplicação.
“Para serem mais percetíveis, o utilizador pode aumentar a imagem, de modo, a perceber as diferenças entre as espécies e prevenir uma eventual intoxicação”, destaca o engenheiro.
Para além desta funcionalidade, a aplicação tem incorporado um sistema de GPS que permite o mapeamento da zona, marcando os locais onde determinadas espécies se desenvolvem em maior número e onde as mais raras se encontram.
“Esta funcionalidade é muito importante, porque a informação pode ser passada para outros apanhadores que, ao longo do ano, podem realizar com mais sucesso esta atividade”, salienta o engenheiro informático.
Para já, este guia virtual – que estará disponível na App Store gratuitamente em Dezembro – apenas vai estar disponível para iPhone, mas há planos, ainda que sem uma data definida, para fazer uma versão para sistema de Android.
“Temos a intenção de lançar uma versão para Android, mas para já vamos consolidar a aplicação, ter a certeza de que está tudo a funcionar bem e queremos, também, introduzir mais funcionalidades como por exemplo um conjunto de receitas”, concluiu Álvaro Monteiro.