O Vinho do Porto voltou a ser reconhecido internacionalmente como um dos melhores vinhos do mundo. Desta vez, o especialista britânico Neal Martin atribuiu 100 pontos ao vinho Taylor's Vintage 1948.
Num recente artigo publicado no site oficial do enólogo Robert Palmer (diretor da prestigiada revista norte-americana Wine Advocate), Neal Martin dá a conhecer uma “noite perfeita” que teve em Maio deste ano e onde atribuiu, em prova cega, 100 pontos ao Taylor’s 1948 e 98 pontos ao Taylor’s 1935.
Dos 10 vinhos provados nessa noite apenas dois foram considerados perfeitos, o Taylor’s 1948 e o Marc Brédif Vouvray 1921.
Segundo Neal Martin atribuir a pontuação perfeita a um vinho é um grande risco e para o fazer tem de ter absoluta certeza, por isso raramente o faz. Na última década, em que avaliou mais de 26.000 vinhos, apenas atribuiu a pontuação máxima a 33.
“Terminámos a noite com dois vinhos do Porto 'vintage' lendários, o Taylor’s Vintage 1935, que se apresentava impetuoso e exuberante, multidimensional, carnal! Repleto de sabor, a rebentar pelas costuras”, acrescenta Neal Martin no seu artigo.
“Contudo este vinho foi, talvez, ofuscado pela prova daquele que é talvez o melhor vinho do Porto que já provei, o Taylor’s Vintage 1948. Já é a segunda vez que o provo e literalmente dá-me volta à cabeça”, disse ainda o especialista, garantindo, na conclusão do texto, que esta foi uma “noite perfeita!’