Num ano em que comemora o seu 12º aniversário, o Bicycle Film Festival (BFF), maior evento global ligado à cultura da bicicleta que está presente em 25 cidades em todo o mundo, regressa a Lisboa entre 1 e 3 de Novembro.
Num ano em que comemora o seu 12º aniversário, o Bicycle Film Festival (BFF), maior evento global ligado à cultura da bicicleta que está presente em 25 cidades em todo o mundo, regressa a Lisboa entre 1 e 3 de Novembro. O festival decorrerá em diversos locais, entre o Auditório Carlos Paredes, em Benfica, e o renovado Largo do Intendente.
O evento, organizado no nosso país pela POST, traz à capital portuguesa, pelo quarto ano consecutivo, a exibição de 28 filmes de 16 países e ainda passeios e corridas de bicicleta, um torneio internacional de “bike polo”, “bike sprints” e festas.
A inauguração do BFF realiza-se já no próximo dia 1 de Novembro, pelas 14.00h, no Largo do Intendente, com uma street party que convida todos os participantes a trazerem a bicicleta, o skate, os patins ou a trotinete, e com a corrida de ciclorientação urbana LX Alleycat que colocará à disposição de quem quiser experimentar minibikes, batidos a pedal e “tall-bikes”.
Nos dias 2 e 3 de Novembro terá lugar o torneio internacional de bike polo “November Sun” no ringue António Livramento, em Benfica, cuja entrada é gratuita e que contará com a participação de oito equipas de Portugal (Porto e Lisboa), Espanha (Madrid, Barcelona e Saragoça) e Itália (Vicenza).
A animação continua no mesmo dia com mais uma festa BFF no Armazém 13, em Benfica, pelas 23.00h, que promete performances artísticas e uma atuação da dupla de DJ's Orange Evolution.
No dia 3, a meia-noite é marcada com uma “midnight ride” que parte da sala de cinema de Benfica até à festa de encerramento, cujo local está ainda por anunciar. Garantida está, no entanto, muita música, DJ's e bike sprints.
Mais de duas dezenas de filmes dedicados às bicicletas
Quanto ao cinema, a edição de 2012 do BFF conta com um cartaz com mais de duas dezenas de filmes dedicados à temática das bicicletas, destacando-se as longas-metragens “Bikes, Bread and Wine: L'eroica”, do italiano Morgan Bertacca, “Line of Sight”, do americano Benny Zenga e ainda o documentário “Ras Tailteann Men of The Ras” do irlandês Sean O Cualain.
Presente em cidades como Paris, Londres, Nova Iorque, Tóquio ou Sidney, o BFF teve mais de 225 mil participantes em 2011, enquanto espaço privilegiado de exibição de filmes inéditos, com concertos, festas de rua, exposições, passeios e provas de bicicletas.
Em comunicado, os responsáveis afirmam que o evento se orgulha “de ter apresentado e contribuído para a divulgação de obras de cineastas e autores de diversas áreas,incluindo artistas emergentes ou personalidades reconhecidas como Albery Mavles, Spike Jonze, Mike Mills, The Neistat Brothers, Michel Gondry ou Tom Sachs.