O projeto foi desenvolvido ao longo de cinco anos e recria até o frio característico da região, originalmente situada na Inglaterra, onde se passa muita da ação dos livros e filmes baseados na obra de J. K. Rowlings sobre o jovem feiticeiro Harry Potter.
Os visitantes podem ainda entrar na famosa loja de doces e guloseimas Honeydukes, muito popular entre as personagens da saga “Harry Potter”.
“Fiquei boquiaberto com o lugar e realmente não teria vindo se não achasse que o parque é fantástico. Quando ouvi a ideia pela primeira vez, pensei que o projeto poderia funcionar muito bem ou muito mal”, declarou Daniel Radcliffe, que interpreta o próprio Harry Potter no cinema, em declarações à BBC Brasil.
Muitos têm criticado o facto de o parque temático não ter sido erguido em Inglaterra, mas esta pode ser uma esperança para a economia da Florida, localidade norte-americana muito afetada pela crise económica, especialmente após o derrame de petróleo no Golfe do México.
O último livro da saga “Harry Potter e as Relíquias da Morte” já foi adaptado ao cinema. A primeira parte chega às salas de cinema nacionais em novembro.