Uma rua, praça ou equipamento com o nome da pintora portuguesa, naturalizada francesa, Maria Helena Vieira da Silva, será a homenagem que a câmara municipal de Paris fará à artista, numa proposta aprovada recentemente.
A câmara municipal de Paris aprovou a realização de uma homenagem à pintora portuguesa, naturalizada francesa, Maria Helena Vieira da Silva. Para assinalar o 20º aniversário da morte da artista, a autarquia parisiense irá baptizar uma rua, praça ou equipamento com o nome de Vieira da Silva.
.
.
Esta homenagem assinala o 20º aniversário da morte de Vieira da Silva, falecida em Março de 1992. Será também colocada uma placa, no nº34 da rua de l'Abbé Carton, no XIV bairro da capital francesa, onde a pintora viveu e trabalhou.
Maria Helena Vieira da Silva nasceu em Junho de 1908 e formou-se em desenho e pintura, na Academia de Belas-Artes, em Lisboa, e em Anatomia, na Faculdade de Medicina de Lisboa.
A pintora, que conta com uma série de ilustrações em livros infantis e é considerada uma das maiores artistas do abstracionismo do pós-guerra, foi a primeira mulher a receber o Grand Prix National de Arts e tornou-se membro da Legião de Honra Francesa.
Em Portugal, a pintora e o seu marido, Árpád Szenes, têm uma fundação como o seu nome, Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva e ainda a Escola Vieira Da Silva.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes e Patrícia Guedes]