Vendo o que o assaltante se preparava para fazer, Hertha Wallecker, uma idosa de 82 anos, atacou-o de forma corajosa e acabou por espantá-lo, evitando o roubo. O episódio aconteceu numa dependência bancária austríaca.
Ao entrar numa dependência bancária na cidade de St. Egyden am Steinfield, na Áustria, o ladrão que pretendia assaltá-la dificilmente imaginaria a opositora com que se ia deparar. Vendo o que o homem se preparava para fazer, Hertha Wallecker, uma idosa de 82 anos, atacou-o de forma corajosa e acabou por espantá-lo, evitando o roubo.
De acordo com o jornal The Telegraph, sem temer o facto de o assaltante estar armado e as suas constantes ameaças, a octogenária dirigiu-se a ele batendo-lhe com a sua mala de mão e tentou mesmo arrancar-lhe a máscara que trazia a cobrir-lhe o rosto.
“Este dinheiro é do banco! Se queres dinheiro arranja um emprego, seu demónio preguiçoso”, terá gritado Hertha, segundo contaram as testemunhas do episódio.
O ladrão não desistiu e continuou com o assalto, colocando várias pilhas de notas dentro de um saco. Mas a idosa deu luta e conseguiu, por fim, retirar-lhe a máscara, permitindo que as câmaras de segurança captassem a sua imagem, e quando o homem tentou voltar a esconder-se Hertha arrancou-lhe o saco do dinheiro.
Perante tamanha resistência, o homem, que, sabe-se agora, é um indivíduo de 62 anos, acabou por se pôr em fuga, mas a coragem da austríaca ajudou a polícia a detê-lo, desvendando, com os vídeos da câmara de segurança e as impressões digitais, a sua verdadeira identidade.
“Odeio injustiças. Venho de uma família com 16 irmãos e aprendi que todos devem ter direito à sua parte. Recebo 800 euros mensais de pensão e tive de trabalhar arduamente para ter direito a isso. Quando sei de alguém que roubou alguma coisa fico muito indignada”, confessou a idosa, citada pelo jornal britânico.
“Voltaria a fazer o que fiz, embora o meu sobrinho me tenha dito que estava louca e que podia ser sido alvejada”, concluiu.