A coleção Contemplações editará pequenos textos da escritora, sobretudo de natureza ensaística, e começará com o inédito intitulado “Kafkiana”, um livro que reúne quatro textos com reflexões de natureza literária sobre a situação do homem kafkiano face ao mundo e a ele próprio, disse hoje à Lusa a editora.
No segundo volume da coleção constará o conto, também inédito, “Cividade”, de 1951, que ganhou nesse ano o prémio de ficção nos Jogos Florais do Minho, embora nunca tenha sido publicado, onde a autora evoca “um tempo e um cenário de infância, de quando passava férias na Quinta de Cavaleiros, perto da Póvoa de Varzim”, explica a editora.
A editora Babel ainda acrescenta que “este imaginário, tão especial para a autora, vem a ser retomado em textos infantis, e mais tarde no romance `Antes do Degelo”.
Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de outubro de 1922, já foi distinguida com vários prémios nacionais e internacionais entre os quais o Prémio Delfim Guimarães, Prémio Eça de Queirós e condecorações do estado português e francês.
Da sua obra constam diferentes géneros literários desde o romance, biografias, livros infantis e o ensaio. O romance 'Sibila” é dos livros mais conhecidos da autora, tendo sido a obra que lhe trouxe mais prestígio e reconhecimento.