Mais de 600 portugueses vão, este mês, trocar o seu emprego pela participação numa ação de solidariedade durante um dia. Deixando o cargo ocupado normalmente por 24 horas, centenas de voluntários vão dedicar-se à responsabilidade social.
Mais de 600 portugueses vão, este mês, trocar o seu emprego pela participação numa ação de solidariedade durante um dia. Deixando o cargo ocupado normalmente por 24 horas, centenas de voluntários vão dedicar-se à responsabilidade social, no âmbito do projeto GIRO de voluntariado empresarial.
A iniciativa é promovida pelo GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial e insere-se no Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações sendo que, em 2012, vai privilegiar as questões ambientais.
Em comunicado, os organizadores referem que, desta forma, “pelo sétimo ano consecutivo realiza-se a maior ação de voluntariado empresarial em Portugal”, que dará particular destaque às questões ambientais “enquanto ponte em gerações”.
Durante um dia, os associados do GRACE deixam o seu local de trabalho e dedicam-se a uma causa ou instituição com a qual se identificam, em várias partes do país. Este ano, mais de seis centenas de pessoas vão aderir à iniciativa.
Entre 12 e 26 de Outubro, em cada sexta-feira, Lisboa, Cascais, Loures, Porto, Gaia, Santa Maria da Feira, Braga, Faro, São Brás de Alportel, Coimbra e Ponta Delgada serão as localidades a receber a intervenção e o empenho das empresas associadas.
A edição deste ano do GIRO arranca, portanto, já esta sexta-feira, tendo início em Lisboa e Cascais. Entre as atividades previstas estão a pintura de paredes e área de jardim da CerciLisboa, a limpeza da mata e recuperação dos caminhos florestais do Parque do Monsanto e o controlo e erradicação das espécies invasoras no Parque Natural Sintra-Cascais.