Berlim vai ser o pano de fundo para o Festival Berlinda que quer divulgar a cultura lusófona na capital alemã, entre os dias 17 de Outubro e 17 de Novembro.
Berlim vai ser o pano de fundo para o Festival Berlinda que quer divulgar a cultura lusófona na capital alemã, entre os dias 17 de Outubro e 17 de Novembro.
A iniciativa está a ser organizada pela revista cultural online com o mesmo nome, Berlinda, e conta trazer à Alemanha, durante um mês, inúmeros artistas de países de língua portuguesa, promovendo diversas atividades culturais.
Em declarações à Lusa, a fundadora da revista, a portuguesa Inês Thomas de Almeida, conta que “a adesão ao festival está a superar todas as expectativas”. Ainda refere que esta iniciativa pretende “que o público alemão tome consciência da enorme riqueza que representa esta diversidade cultural”,.
Concertos musicais, com destaque para a presença dos Madredeus, que estão a celebrar 25 anos de existência e a cantora angolana Aline Frazão, saraus literários, com o lançamento da edição bilingue (alemão e português) do novo romance do escritor angolano Ondjaki e a presença do escritor português Pedro Sena-Lino, sessões de cinema e exposições são algumas das atividades que compõem as quatro áreas deste evento: música, artes plásticas, literatura e cinema.
Para além destas atividades também haverá um fórum, intitulado de “Diálogos económicos”, com a presença de empresas portuguesas e alemãs, em parceria com a AICEP/Embaixada de Portugal em Berlim e, ainda uma colaboração com o Neukolln Art Festival, onde jovens artista de língua portuguesa vão expor o seu trabalho no bairro de Neukolln .
Clique AQUI para aceder ao magazine online e AQUI para aceder ao site do festival.
[Notícia sugerida por Diana Rodrigues]