Joana Vasconcelos inaugura, esta sexta-feira, quando se completam 102 anos sobre a implantação da República, uma nova escultura de arte urbana no Largo do Intendente, em Lisboa.
Joana Vasconcelos inaugura, esta sexta-feira, quando se completam 102 anos sobre a implantação da República, uma nova escultura de arte urbana denominada “Kit Garden”, distinguida com o Prémio Tabaqueira de Arte Pública, no Largo do Intendente, em Lisboa.
Esta intervenção de arte pública de Joana Vasconcelos no Largo do Intendente insere-se no projeto de renovação da Mouraria, conferindo ao espaço que a acolherá um novo equipamento urbano.
De acordo com o ateliê da artista plástica portuguesa, esta é uma “obra de arte viva e funcional, cumprindo simultaneamente os papéis de escultura, banco e jardim” e oferece “aos utilizadores a possibilidade de optar por espaços privados ou introspetivos ou de caráter social e coletivo.
A escultura “Kit Garden” conta com “um elemento vegetal, o loureiro; um elemento arquitetónico, o ferro forjado; e um elemento de mobiliário, o conjunto de bancos em ripado de madeira articulados segundo uma lógica dicotómica interior/exterior, cheio/vazio, público/privado”.
A inauguração da obra da artista plástica portuguesa decorrerá pelas 17.00h e vai contar com a presença do autarca António Costa e de Enrique Jimenez, presidente da Tabaqueira.
Joana Vasconcelos, nascida em 1971 em Paris, vive e trabalha em Lisboa, onde tem vindo a desenvolver a sua carreira desde meados da década de 1990. Entre as suas conquistas mais recentes, destaque para a exposição individual no Palácio de Versalhes, em França, que a tornou a primeira mulher e a mais jovem artista a expor naquele local.