Descoberto em 2009, no espólio de Sophia de Mello Breyner Andresen, o conto inédito e inacabado da poetisa portuguesa, “Os Ciganos”, foi completado pelo seu neto e jornalista Pedro Sousa Tavares e será publicado a 15 de Outubro.
O anúncio foi feito esta terça-feira pela Porto Editora, responsável pela publicação do livro, e a primeira edição contará com 3.000 exemplares que se apresentarão “com características exclusivas”, segundo a fonte da editora avançou à Lusa.
Numa nota publicada no site do grupo editorial, a editora explica que “este conto se encontrava inacabado, tendo Pedro Sousa Tavares, jornalista e neto da escritora, assumido a responsabilidade de continuar uma história sobre o irresistível apelo da liberdade, sobre a atração pelo que está fora dos muros e pela descoberta do outro e suas diferenças”.
A editora ainda acrescenta que “a primeira parte do conto é da autoria de Sophia de Mello Breyner Andresen e está identificado a azul; a segunda, a preto, foi escrita por Pedro Sousa Tavares”.
A poetisa portuguesa, que conta com cerca de 20 títulos de poesia editados, recebeu 18 prémios nacionais e estrangeiros entre os quais o Prémio Camões, em 1999, tornando-se assim, na primeira mulher portuguesa a ser distinguida com este galardão literário da língua portuguesa.
Clique AQUI para aceder à nota no site da Porto Editora.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]