O Ministério da Educação e Ciência anunciou, através de um comunicado divulgado na passada quinta-feira, a suspensão de novos manuais escolares do 8º ano e do 10º ano para o próximo ano letivo, alargando o período de vigência dos livros utilizados atualmente.
Para o ano letivo de 2013/2014, os manuais suspensos abrangem oito disciplinas do 8º ano: Ciências Naturais, Educação Física, Físico-Química, Geografia, História, Língua Estrangeira I e II, Tecnologias de Informação e Comunicação (ITC) e a disciplina da oferta de escola. No que respeita ao 10º ano, foram excluídas duas disciplinas Biologia e Geologia e Física e Química A.
Segundo o comunicado são “necessários ajustamentos e adaptações no agendamento do processo de avaliação e certificação prévia” dos livros devido às novas metas curriculares acordadas.
Em declarações aos jornalistas, Nuno Crato, ministro da Educação e Ciência, avançou que a vontade do ministério é “renegociar com as editoras calendários mais apropriados para a adoção dos manuais escolares”.
Atualmente, os livros aprovados pelas comissões de avaliação têm um período de vigência de seis anos.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]