Seguindo o exemplo de outras grandes figuras do panorama africano, Cesária Évora dará o seu nome a duas cidades francesas, divulgou hoje a promotora da cantora em Portugal.
Uma das localidades escolhidas para a homenagem à cantora é Saint-Dennis, cidade a norte de Paris, no bairro Gare Confluences, onde uma rua receberá o nome de Cesária.
Em declarações à Lusa, Ana José Charrua, da promotora Tumbao, explica que naquela zona existe “uma grande comunidade de cabo-verdianos e franceses de origem cabo-verdiana, que ali vive há décadas” e por isso, “a rua Cesária Évora exprime a vontade do município e dos habitantes de Saint-Denis em valorizar as mulheres que lutaram pelos direitos humanos.”
Com esta homenagem, a artista cabo-verdiana “vem juntar-se a nomes ilustres como os de Miriam Makeba, Rosa Park, Bledhar Fátima Bledhar e Simone Bernier, aos quais foi igualmente reservado um espaço público, naquela cidade”, acrescenta Ana Charrua.
A outra cidade que receberá o nome de Cesária Évora é a cidade de Colombe, situada a cerca de 11 quilómetros a nordeste da capital francesa, que batizará também uma das suas ruas em homenagem à tantas vezes apelidada “rainha da morna”.
A cantora de “Sodade”, que faleceu aos 70 anos, em Dezembro do ano passado, gravou 24 álbuns e colaborou com outros artistas em dezenas de discos.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]