Chama-se ICote (INOV Contacto - Ofertas de Trabalho no Estrangeiro) e pode ser uma ferramenta muito útil - e portuguesa - para quem esteja à procura de emprego no estrangeiro, reunindo ofertas de trabalho além-fronteiras, dicas e ligações úteis.
Chama-se ICote (INOV Contacto – Ofertas de Trabalho no Estrangeiro) e pode ser uma ferramenta muito útil para quem esteja à procura de emprego no estrangeiro. A plataforma, uma espécie de base de dados de autoria portuguesa, reúne ofertas de trabalho além-fronteiras, dicas e ligações úteis para quem procura vagas em determinados países e áreas profissionais.
A plataforma surgiu de uma necessidade de “networking” entre integrantes e ex-integrantes do Programa INOV Contacto que pretendiam continuar a trabalhar fora de Portugal. Tudo começou com um grupo no Facebook, criado por Pedro Ramos e que atraiu milhares de pessoas.
Em Maio, pela mão de João Guerreiro, o projeto acabou por seguir em frente com o desenvolvimento de um site destinado a agregar toda a informação importante partilhada no grupo com a colaboração espontânea de utilizadores de todo o mundo e com múltiplas profissões diferentes.
“O site é uma excelente e inigualável fonte de informação para quem pretende trabalhar no estrangeiro”, explica João Guerreiro ao Boas Notícias. “A procura tem sido crescente e as pessoas reconhecem a sua grande utilidade”, revela, acrescentando que o crescimento se tem devido, sobretudo, ao passa-palavra entre amigos, colegas e familiares.
Até ao momento, o ICote já disponibilizou cerca de 400 ofertas de trabalho, sendo estas publicadas diretamente pelos recrutadores (empresas, “caça-talentos” ou departamentos de recursos humanos) e também por membros da comunidade que dão a conhecer oportunidades que lhes chegam às mãos e que podem ser úteis para outros portugueses.
Dezenas de pessoas já arranjaram emprego
“As ofertas são todas subagrupadas por áreas e países e são apresentadas diversas ligações para os utilizadores que procuram trabalho em determinada área ou em determinado país”, aponta João Guerreiro, que adianta que a plataforma oferece ainda “informação sobre como usar a rede social LinkedIn, como fazer um currículo adaptado ao estrangeiro com diversos modelos disponíveis, entre outros dados”.
Segundo o responsável, o site conta, em média, com cerca de 6.000 visitas diárias, tendo já mais de 16.000 “fãs” no Facebook. Apesar do sucesso notório, João Guerreiro prefere realçar, em entrevista ao Boas Notícias, a interação “entre milhares de pessoas” no grupo e página naquela rede social, bem como no LinkedIn e no Twitter e as perspetivas que o ICote tem aberto a muitos portugueses.
“O mais importante é o facto de a informação disponibilizada ter permitido a várias dezenas de pessoas arranjar emprego e fazer uma procura mais consciente e informada de oportunidades de trabalho lá fora”, conclui, desvendando que, em breve, o site irá passar a ter também “um fórum e ainda mais informação”.
Visite o site clicando
AQUI ou, em alternativa, clique
AQUI para aceder ao grupo ICote no Facebook,
AQUI para visitar a página de fãs da plataforma na mesma rede social,
AQUI para aceder ao Twitter do site e
AQUI ao respetivo grupo do LinkedIn.
Comentários
comentários