Para assinalar o Dia Mundial do Surdo, que se celebra a 30 de Setembro, o hospitalcuf Porto oferece rastreios auditivos à população no dia 1 de Outubro entre as 9h00 e as 13h00 e entre as 15h00 e as 18h00. A participação nesta iniciativa é gratuita e destina-se a crianças e adultos.
A Unidade de Otorrinolaringologia do hospitalcuf Porto conta com uma equipa de médicos especialistas com diferenciação nas diferentes áreas desta especialidade, que serão mobilizados para realizar o rastreio desta segunda-feira.
Os interessados em participar neste rastreio gratuito devem marcar previamente a consulta junto da Unidade de Otorrinolaringologia do hospitalcuf Porto ou através do número 220 039 000.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, Vitor Correia da Silva, coordenador da Unidade de Otorrinolaringologia do hospital, alerta que “a perda de audição tem um impacto negativo para a qualidade de vida dos doentes. O diagnóstico e a reabilitação precoces podem proporcionar à grande maioria das pessoas uma audição e linguagem quase perfeitas”.
No caso das crianças, o especialista sublinha que “a surdez é uma das anomalias congénitas mais frequentes, estando presente em 2 a 4 de cada 1.000 recém-nascidos, com diferentes graus de severidade (de ligeira a profunda ou total). É por isso fundamental o rastreio auditivo”.