É única em Portugal, mas também na Península Ibérica. A Genlbet Biopharmaceuticals, sediada em Oeiras, é uma empresa de produção de biofármacos para ensaios clínicos e atrai maioritariamente clientes de empresas estrangeiras.
É única em Portugal, mas também na Península Ibérica. A Genlbet Biopharmaceuticals, sediada em Oeiras, é uma empresa de produção de biofármacos para ensaios clínicos e atrai maioritariamente clientes de empresas estrangeiras.A fábrica já está instalada no nosso país há um ano, mas foi oficialmente inaugurada esta quinta-feira pelos secretários de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho, e da Saúde, Óscar Gaspar.
Atualmente, a Genlbet emprega 11 pessoas, entre licenciados e doutorados em áreas como a farmacêutica, a engenharia e a biologia. A sua atividade principal é a produção de proteínas terapêuticas e vacinas destinadas à realização de ensaios clínicos – o conjunto de testes que antecedem e condicionam a comercialização de todos os medicamentos.
António Duarte, presidente executivo da Genlbet, informou a agência Lusa que foram investidos 2,5 milhões nas infraestruturas da empresa, que tem também trabalhado no desenvolvimento de investigação própria.
Ainda na fase inicial de ensaios clínicos, está em desenvolvimento uma vacina conjugada contra a febre tifóide, concebida em parceria com outras entidades, e é a primeira vacina por biotecnologia produzida em Portugal.