Mais de 1.800 voluntários portugueses vão, este sábado, 29 de Setembro, limpar as florestas portuguesas com o objetivo de chamar a atenção para a sua biodiversidade e para a ameaça das espécies invasoras.
Mais de 1.800 voluntários portugueses vão, este sábado, 29 de Setembro, limpar as florestas portuguesas com o objetivo de chamar a atenção para a sua biodiversidade e para a ameaça das espécies invasoras.
A iniciativa “Parte de Nós”, promovida pela Fundação EDP, vai realizar-se pelo segundo ano consecutivo enquanto ação de responsabilidade social que envolve colaboradores, familiares, parceiros, amigos e fornecedores da empresa, bem como membros da comunidade local, em seis zonas florestais do país.
Esta ação de voluntariado vai decorrer na Serra da Peneda-Gerês, na Serra da Estrela, na Serra da Lousã, na Serra de Sintra, na Comporta e em Montegordo. Entre as atividades planeadas está a remoção das plantas invasoras – espécies exóticas introduzidas pelo Homem que conseguem ocupar o território de forma excessiva -, mas há mais.
Ao longo do dia haverá também muitos desafios dirigidos a crianças e adultos, através dos quais todos poderão aprender mais sobre a conservação da natureza, contribuindo para uma floresta saudável e sensibilizando a sociedade para os cuidados básicos com o meio ambiente.
O projeto “Parte de Nós” vai ainda promover a qualidade das florestas além-fronteiras: nos países onde a EDP está presente, casos de Espanha, Brasil, Roménia, Polónia, França, Reino Unido, Itália e EUA, vão também realizar-se ações de voluntariado concretizadas a pensar na realidade de cada região.
Iniciativa paralela apela à mobilização da sociedade
A par desta iniciativa, a EDP lança uma outra – “Cortar o Mal pela Raiz” -, também dirigida à sociedade, em que qualquer pessoa, por meio do seu smartphone ou tablet, poderá identificar e georreferenciar espécies invasoras, ajudando a localizar as zonas florestais onde é mais urgente intervir.
Neste âmbito será lançado um número telefónico de valor acrescentado – 760 30 20 30 – cujas receitas reverterão a favor das corporações de bombeiros mais afetadas pelos incêndios deste Verão.
Recorde-se que o projeto “Parte de Nós” foi lançado no ano passado, numa ação marcada pela reabilitação e humanização de 12 hospitais de norte a sul do país que envolveu mais de 1.500 voluntários e 50 empresas.
Clique AQUI para aceder ao site do projeto Parte de Nós.