A igreja portuguesa de Santa Maria Madalena, em Olivença, o único edifício de estilo manuelino em território espanhol, foi eleita "O Melhor Recanto de Espanha 2012" no âmbito de um passatempo lançado a nível nacional no país vizinho.
A igreja de Santa Maria Madalena, em Olivença, o único edifício de estilo manuelino em território espanhol, foi eleita “O Melhor Recanto de Espanha 2012” no âmbito de um passatempo lançado a nível nacional no país vizinho e cujos resultados foram divulgados esta quarta-feira.
Como o Boas Notícias adiantou, durante o último dia das votações, que se realizaram na Internet, as expetativas eram boas para a igreja portuguesa, já que, por essa altura, o imóvel levava quase 2.000 votos de avanço em relação à segunda classificada (9.600 contra 7.800).
Ontem à noite, o site criado para o efeito pela petrolífera Repsol, empresa responsável pela organização do concurso, revelou o título já esperado: a Igreja de Santa Maria sagrou-se a grande vencedora da disputa, destronando a Lagoa da Cigana, em Castilla la Mancha, que ficou em segundo lugar, e o Forau de Aiguallut, em Aragão, o terceiro mais votado.
A igreja portuguesa, datada do início do século XVI, distingue-se pela sua riqueza em azulejos e pelos motivos decorativos que remetem para a época dos Descobrimentos, sendo mesmo considerada o segundo edifício mais representativo do estilo manuelino a seguir ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.
Embora receba já diariamente a visita de muitos curiosos, o alcaide do Ayuntamiento de Olivenza, Bernardino Píriz, mostrou-se, recentemente, satisfeito com a projeção dada à região de Olivença com a participação no passatempo, sublinhando que a vitória iria “trazer mais turistas à cidade”, tornando Olivença uma “referência” no Guia Repsol, o que “equivale a uma estrela do Guia Michelin”.
De acordo com a Repsol, a eleição deveu-se “à beleza das suas colunas, à luz espetacular que a invade a cada meio-dia, ao facto de a história a ter convertido num lugar muito especial e, acima de tudo, ao facto de os internautas assim o terem desejado”.
Clique AQUI para aceder à página do concurso.
[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]