Arrancam já esta segunda-feira, na Sociedade Guilherme Cossoul, em Lisboa, as oficinas “A minha Vida dava um Livro”, dinamizadas pela escritora e historiadora Manuela Gonzaga que acaba de editar o seu mais recente livro “Imperatriz Isabel de Portugal”.
Inicialmente previsto para começar a 17 de Setembro, a data oficial de arranque do curso foi adiada uma semana, pelo que ainda há oportunidade de receber inscrições. No dia da primeira sessão, 24 de Setembro, a oficina terá como convidado especial o autor e encenador Juvenal Garcês, diretor da Companhia Teatral do Chiado.
O curso é composto por três módulos – Bilhete de Identidade (24 e 25 de Setembro); Memórias de Infância (01 e 03 de Outubro); A Minha Vida dava um Livro (08 e 09 de Outubro) – orientados e concebidos por Manuela Gonzaga e ao longo dos quais os participantes vão ter oportunidade de aprender a estruturar as memórias a fim de construir um registo autobiográfico.
Os módulos decorrem sempre das 18h30 às 20h e, apesar de serem independentes, são interligados, pelo que não é aconselhável frequentar o terceiro sem ter passado pelo primeiro e pelo segundo.
O preço por módulo será de 30 euros por participante mas, em caso de dificuldade económica, é disponibilizada a frequência individual, mediante um pagamento simbólico a colocar anonimamente num pequeno mealheiro.
“Imperatriz Isabel de Portugal”, novo livro de Manuela Gonzaga
Manuela Gonzaga acaba de lançar, com chancela da Bertrand, o seu mais recente livro “Imperatriz Isabel de Portugal” onde resgata do esquecimento aquela que foi filha de D. Manuel I, mulher de Carlos V rei da Hispânia, mãe de Filipe I e avó de D. Sebastião.
Em 1526, Isabel de Portugal, considerada a mais bela mulher do seu tempo, foi para Castela ao encontro do marido, Carlos V, o soberano mais poderoso de toda a Cristandade. Rainha e imperatriz pelo casamento, Isabel foi regente de Castela durante as prolongadas ausências do marido, a quem escrevia incansavelmente.
A morte, que a colheu ainda jovem, aos 36 de idade, precipitou Isabel de Portugal no esquecimento geral durante séculos. Nesta obra, Manuela Gonzada volta a colocar a rainha Isabel no palco da história europeia do seu tempo, com as suas guerras, intrigas, desgostos, cismas, roturas, alianças e traições. Mas também com os amores e as glórias que coroaram a vida breve desta infanta de Portugal.
Clique AQUI para aceder ao Facebook das Oficinas “A minha Vida dava um Livro”. Para mais informações enviar email para geral@guilhermecossoul.pt .