Um concerto da portuguesa Mariza e da brasileira Roberta Sá assinalou, esta sexta-feira, em Brasília, o arranque do Ano do Brasil em Portugal e do Ano de Portugal no Brasil. Até Julho de 2013, o abraço luso-brasileiro aposta na proximidade com eventos que vão decorrer em várias cidades dos dois países.
No palco, ao lado da cantora brasileira, Mariza conquistou a cidade de Brasília num concerto com mais de cinco mil pessoas, que emocionou a plateia e pôs os brasileiros a cantar fado.
O concerto abriu oficialmente o Ano de Portugal no Brasil e de Brasil em Portugal, com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, António Patriota, e a ministra da Cultura brasileira, Ana de Hollanda.
Mariza foi convidada ao palco pela cantora brasileira Roberta Sá, responsável por abrir o espetáculo. Juntas, cantaram “Insensatez”, de Tom Jobim, acompanhadas pela Orquestra Sinfónica de Brasília.
Festa em Lisboa nos dias 22 e 23 de Setembro
Depois deste concerto inaugural, o grande momento que assinala o arranque do ano do Brasil em terras lusas será durante os espetáculos de abertura do evento, nos dias 22 e 23 de Setembro, no Terreiro do Paço, em Lisboa.
O fim-de-semana de arranque do certame vai ser marcado por atuações de Ney Matogrosso e Monobloco, no sábado, e um final de tarde de domingo com Martinho da Vila, Zeca Baleiro, Zé Ricardo, Carminho, Boss AC e Paulo Gonzo. A entrada nos espetáculos é gratuita.
No Brasil, o Portugal contemporâneo vai dar-se a conhecer através de centenas de artistas das áreas da música, artes plásticas, dança, cinema, artes performativas, fotografia, arquitetura e design.
Depois de Brasília, outras cidades receberão espetáculos de abertura nos próximos dias: a 9, em Belo Horizonte, Mariza junta-se a Milton Nascimento; no Rio, dia 12, o “show” repete-se, seguindo-se apresentações cariocas dos The Gift dias 14 e 15.
O programa cultural português inclui ainda digressões da orquestra da Gulbenkian pelo Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro) ou da Companhia Nacional de Bailado (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador).
Brasil em Portugal
Em Portugal, além de Lisboa, serão levadas às cidades do Porto, Guimarães, Coimbra, Sintra e Faro exposições e espetáculos ligados à cultura brasileira
Na capital portuguesa será aberto um espaço cultural para acolher mostras brasileiras – entre elas, a dedicada a Clarice Lispector, neste momento em exposição no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.
O Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal – que decorre até 10 de Junho de 2013 – visa transmitir a ambos os povos a verdadeira imagem dos dois países, promovendo a cultura e fomentando os laços comerciais e estreitando os vínculos entre as sociedades civis.
Clique AQUI para visitar o site do Ano de Portugal no Brasil e AQUI para visitar a página do Ano do Brasil em Portugal.