Em comunicado de imprensa, a Marinha Portuguesa afirma que o júri atribuiu este prémio por unanimidade, considerando que o contributo do aquário é um exemplo para todas as organizações inseridas na atividade militar.
“Um contributo exemplar para a preservação da biodiversidade e integração das preocupações ambientais na atividade militar”, disse o júri do prémio, citado no comunicado.
Para o aquário, este galardão representa um “reconhecimento de um trabalho que requer rigor, conhecimento e dedicação, constituindo-se como um estímulo para um cada vez maior contributo em prol da conservação da biodiversidade do património natural português”, avança o diretor do aquário, Capitão-de-mar-e-guerra José Jaime Gonçalves Ribeiro.
O prémio Defesa Nacional e Ambiente distingue a unidade, estabelecimento ou órgão das Forças Armadas que mais contribui para a qualidade do ambiente através de uma utilização eficiente e sustentável dos recursos naturais, tendo sempre por base os princípios da Defesa Naciona
l.