Os atletas, que competiram em pares (BC3), conquistaram assim a primeira medalha portuguesa da competição. A medalha, aliás, já era esperada uma vez que a equipa tinha sido apurada para a final.
Já em 2008, em Pequim, a equipa BC3 portuguesa – composta na altura por Armando Costa, Eunice Raimundo e Mário Peixoto – conquistou a medalha de bronze.
Numa outra prova realizada esta terça-feira de manhã, os atletas portugueses da equipa de boccia BC1/BC2 – Abílio Valente, Cristina Gonçalves, Fernando Ferreira e João Fernandes – falharam a medalha de bronze frente à equipa britânica (7-5).
Boccia já deu 23 medalhas a Portugal nos Paralímpicos
Com um total de nove atletas em competição, quase um terço do total da missão portuguesa, o boccia – desporto destinado a atletas com paralisia cerebral e doenças neuromusculares – é uma das principais apostas da participação nacional.
Esta é uma das modalidade que rende mais medalhas tendo já arrecadado, desde os Paralímpicos de Nova Iorque'1984, oito medalhas de ouro, 10 de prata e cinco de bronze, ou seja, mais de um quarto das 86 medalhas arrecadadas por Portugal.
O boccia é também a única modalidade, a par do atletismo, a fazer o pleno das oito missões paralímpicas nacionais, e conquistou mais de uma centena de medalhas em provas internacionais, fazendo de Portugal uma potência mundial na modalidade.
[Notícia sugerida por Elsa Martins]