Ponta Delgada, nos Açores, tornou-se a primeira cidade do país a implementar uma nova tecnologia que permite o pagamento dos parquímetros através do telemóvel ou via e-mail e cujo objetivo principal é facilitar a entrada no centro urbano.
Ponta Delgada, nos Açores, tornou-se a primeira cidade do país a implementar uma nova tecnologia que permite o pagamento dos parquímetros através do telemóvel ou via e-mail, por meio do computador. O sistema pioneiro em Portugal tem como objetivo principal facilitar a entrada no centro urbano.
Esta tecnologia, que não envolveu quaisquer custos para a autarquia, funciona por meio do iParque, “uma solução completa e integrada de fiscalização e gestão de estacionamentos que permite comodidade e segurança aos condutores, que podem confirmar o seu local de estacionamento e selecionar a duração do mesmo”, explica a Câmara em comunicado.
Por intermédio do iParque, no qual deverão registar-se online, os condutores poderão pagar o estacionamento sem necessitar de retirar o “ticket” do parquímetro, bem como escolher a duração do estacionamento e a zona onde pretendem estacionar, recebendo no e-mail a fatura respetiva, à qual poderão aceder em qualquer dispositivo iPad, iPhone, BlackBerry, Android ou Windows Mobile.
O sistema disponibiliza um crédito de estacionamento e, quando o controlador detetar o veículo, o dispositivo móvel comunica com a aplicação iParque, que confirma se o condutor comprou créditos de estacionamento e para que duração.
Com o propósito de convidar mais condutores a experimentarem a novidade, que já está em vigor, a autarquia está a oferecer a todos os utentes que adiram ao sistema um crédito imediato de cinco euros.
Preço do estacionamento não vai subir
Na conferência de imprensa de apresentação do iParque, o presidente da Câmara de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, anunciou ainda que será instalado, numa das ruas da cidade – que ainda está a ser estudada – um painel que permitirá aos automobilistas saber se têm ou não lugar para estacionar.
Além disso, a autarquia pretende, no futuro, instalar painéis idênticos nas zonas de entrada da cidade, um projeto que terá de ser submetido a apreciação e votação.
O sistema, que já existe na Holanda e em França, nasceu através de uma parceria entre a Câmara e a empresa Data Rede. Para José Manuel Molieiro, esta colaboração pretende continuar a fazer de Ponta Delgada “uma cidade moderna e modernizada” e, ao mesmo tempo, tornar mais simples o acesso ao centro.
Por ocasião do lançamento público do sistema, o autarca aproveitou para informar os munícipes de que os preços do estacionamento não vão subir em Ponta Delgada.
Clique AQUI para aceder ao site do iParque.
[Notícia sugerida por Elsa Martins]