A portuguesa Ana Pereira sagrou-se, a semana passada, campeã mundial de Field Target, uma prova de tiro, na classe Senhoras - PCP. O título foi conquistado durante o XXII Campeonato do Mundo, que decorreu em Romsdal, na Noruega.
A portuguesa Ana Pereira sagrou-se, a semana passada, campeã mundial de Field Target, uma prova de tiro, na classe Senhoras – PCP. O título foi conquistado durante o XXII Campeonato do Mundo, que decorreu em Romsdal, na Noruega, e no qual a seleção portuguesa alcançou também um honroso quarto lugar.
A atiradora nacional conseguiu ultrapassar a sul-africana Natali Terblanche, segunda classificada (com 130 pontos) e a britânica Lyndeen Calvert, que completou o pódio com 128 pontos. Ana Pereira somou um total de 131 pontos depois de dois excelentes primeiros dias de competição, nos quais obteve 45 e 47 pontos em 50 possíveis.
A terceira e última ronda da prova marcou a consagração da portuguesa, que conseguiu 39 pontos e, consequentemente, o posto de campeã do mundo. A marca obtida permitiu também a Ana Pereira entrar na lista dos melhores 20 atiradores de Field Target a nível mundial em termos absolutos.
Ainda nos desafios individuais, o atirador nacional Miguel Santos, com 134 pontos, alcançou o 10º lugar da classe PCP – Homens, sendo o melhor atirador masculino entre os participantes portugueses.
O campeonato do mundo de Field Target contou ainda com provas coletivas, nas quais participaram oito países, entre os quais Portugal. Sérgio Rita, Ana Pereira, Miguel Santos, Luís Barreira, Jorge Batalha e António Cortês, os representantes nacionais, somaram 517 pontos, o que lhes valeu o 4º lugar na competição de seleções.
A grande vencedora foi a seleção inglesa, que arrecadou 562 pontos, seguida da África do Sul (532) e da Alemanha (527). O evento, organizado pela World Field Target Federation – WFTF, realizou-se entre 16 e 19 de Agosto, tendo cada dia 50 alvos, num total máximo possível de 150 pontos.
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]