O projeto da Escola de Mouriz recebeu um prestigiado prémio internacional num concurso promovido pela World Architecture (WA) Community, anunciou, esta terça-feira, em comunicado, o Atelier Nuno Lacerda Lopes (CNLL), responsável pela obra.
A escola portuguesa foi desenvolvida como uma “caixa de madeira”, parecendo “recuperar as memórias dos edifícios industriais”. O seu “design” linear, refere a WA, e a forma sinuosa do telhado “invocam a ilusão da linha de horizonte de uma cidade”.
Situada em Paredes, no Norte de Portugal, a Escola de Mouriz conseguiu alcançar um prestigiado lugar entre os vinte projetos premiados pela WA Community.
A originalidade da construção, visível, por exemplo, pela posição alternada das janelas compridas, foi um dos aspetos que contou para a distinção do edifícioção. Este aspeto das janelas, em particular, “cria um ritmo vibrante” e “jogos de luz” no interior do espaço, frisa a organização do concurso.
A “linguagem singular” da construção arquitetónica de Paredes destaca-se dos outros edifícios e da paisagem em geral e torna aquela escola um local de criatividade e imaginação.
Todos estes aspetos posicionaram a Escola de Mouriz no conjunto dos vinte trabalhos distinguidos, levando o nome de Portugal à lista onde figuram projetos dos mais variados países, desde o Japão aos Estados Unidos, passando por Tailândia, Áustria, México e China.
Os vencedores do concurso foram selecionados pelos Membros Honorários da WA Community. Este grupo é composto por mais de 200 arquitetos, críticos, académicos e teóricos, editores de revistas de arquitetura, curadores e especialistas de organizações da área e autoridades de várias instituições e órgãos governamentais de todo o mundo.
Clique AQUI para conhecer todos os vencedores.