Na manhã desta segunda-feira, a seleção feminina portuguesa classificou-se para a final de K4 500 metros e, pouco depois, foi a vez da dupla Fernando Pimenta/Emanuel Silva garantir o acesso à derradeira prova dos K2 1.000 metros.
A canoagem está a render bons resultados a Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres. Na manhã desta segunda-feira, a seleção feminina portuguesa classificou-se para a final de K4 500 metros e, pouco depois, foi a vez da dupla Fernando Pimenta/Emanuel Silva garantir o acesso à derradeira prova dos K2 1.000 metros.
A primeira equipa nacional a passar à final foi a seleção de K4 500 metros. As regras estabelecem que as duas primeiras tripulações das séries se apuram para a final e que a tripulação que fique em segundo lugar com o melhor tempo terá também passaporte direto para a última etapa da competição.
Foi o que aconteceu ao grupo português formado por Teresa Portela, Joana Vasconcelos, Beatriz Gomes e Helena Rodrigues, que percorreu os 500 metros em 1.32,785 minutos na segunda eliminatória obtendo, assim, o segundo melhor tempo na segunda série de eliminatórias e o terceiro melhor tempo geral.
Desta forma, as quatro portuguesas vão disputar a final da variante marcada para a próxima quarta-feira, pelas 10.45h, à qual passaram já também as seleções da Alemanha e da Hungria (que ganhou a primeira eliminatória).
Ainda esta manhã também Fernando Pimenta e Emanuel Silva garantiram o acesso à final da prova de K2 1.000 metros. A dupla portuguesa controlou a regata com grande facilidade, destacando-se, sobretudo, nos últimos 250 metros, quando ultrapassou a embarcação da Bélgica.
Pimenta e Silva conseguiram o terceiro lugar com um tempo de 3.14,017 minutos, superado apenas pelos representantes da Eslováquia e da Rússia. A final A da categoria realiza-se também na quarta-feira, pelas 10.15h.
[Notícia sugerida por Ana Ferreira]